top of page

Carli Ayô - Carlione Ramos

instagram.com/carli_ayo

Todas as imagens neste site foram utilizadas com permissão da artista. Caso queira reproduzir alguma delas, entre em contato com ela.

Pra você, o que é representatividade?

Representatividade é referência, é a valorização do ser como parte de um grupo, sem ser inferiorizado ou desvalorizado por ser diferente.

Você acredita que os artistas têm tido uma maior preocupação em fazer trabalhos onde exista representatividade?

Eu acredito que a força do assunto nas redes sociais e midiáticas tem despertado mais o interesse dos artistas em retratar esse tema, mas onde a representatividade é e sempre foi forte os trabalhos sempre tocaram no assunto, sempre houve o desejo de se empoderar e se fortalecer principalmente nas periferias.

Quais são os desafios de trabalhar com representatividade? Existe algum cuidado especial?

É um assunto um pouco delicado, muita gente ainda não sabe o que é representatividade, ainda se vê retratado pela mídia branca, classe média das novelas, em relação a cor, raça, muita gente não se vê negro/ negra.

Sobre o seu trabalho, o que te estimulou a fazê-lo? Você sente que ele tem impacto social?

Eu vivi na periferia dos 8 aos 15 anos, sou uma mulher negra, gorda, totalmente fora do padrão. Perceber o racismo escancarado nas propagandas e revistas é uma coisa, vivê-lo diariamente na escola e dentro de casa é outra coisa, te da uma outra visão sobre o mundo. Eu sinto que o meu trabalho mexe com o lado mais sombrio das pessoas, incomoda e é justamente isso que eu quero, quero chegar ao ponto em que nós questionaremos porque o bulling e o racismo são tão fortes desde a infância onde eles surgem em forma de xingamentos e agressões físicas, até a fase adulta onde ele se esconde nas sutilezas.

Nesse contexto, qual conselho você daria pra um artista?

Não sei se estou pronta para aconselhar um artista! Até porque estou aprendendo sempre e quero aprender cada vez mais, acho que o artista deve ouvir as varias falas do mundo, as falas do bem e tentar ampliar estas vozes.

bottom of page