top of page

Anna Grrrl - Ana Antonov

facebook.com/annagrrl

Todas as imagens neste site foram utilizadas com permissão da artista. Caso queira reproduzir alguma delas, entre em contato com ela.

Pra você, o que é representatividade?

É retratar pessoas ou situações com um cuidado a mais, sem reforçar os estereótipos que a mídia tradicional impõe.

Você acredita que os artistas têm tido uma maior preocupação em fazer trabalhos onde exista representatividade?

Acredito que sim, as questões sociais estão muito mais presentes agora, e a repercussão (principalmente negativas) se espalha muito rápido, a maioria dos artistas tratam desse assunto com boa intenção e consciência, mas alguns é apenas pra não "pegar mal" com algum grupo. Em 2017 o feminismo e Girl Power explodiu no marketing e na publicidade, as marcas milionárias estão explorando esse assunto exaustivamente só com o propósito de ganhar dinheiro em cima de pessoas que não estão no "padrão" da moda.

Quais são os desafios de trabalhar com representatividade? Existe algum cuidado especial?

O maior medo é ter uma boa intenção mas por ignorância acabar ofendendo algum grupo em especifico, também é necessário muito cuidado com o lugar de fala, sempre tentei me colocar no papel de mulher branca que não é pobre, pedindo opinião de outras pessoas para artes especificas que eu não tinha conhecimento nem vivencia sobre.

Sobre o seu trabalho, o que te estimulou a fazê-lo? Você sente que ele tem impacto social?

Acredito que foi só pra botar para fora aquelas coisinhas que irritam no dia a dia, aquela violência que é mascarada de várias formas sutis, teve um dia muito importante pra mim como artista foi quando uma menina chegou pra mim e falou: "Eu vi uma menina no trem com as pernas peludas e aquilo tava me incomodando, mas dai eu lembrei dos teus desenhos exatamente sobre estar ofendida por isso, e isso me fez refletir demais sobre o por que daquele pensamento estar ali já que não mudava nada na minha vida as pernas dela peludas ou não."

Nesse contexto, qual conselho você daria pra um artista?

Meu conselho é fazer o que faça você se sentir bem, sem ofender ninguém, sem excluir ninguém, sem retratar apenas as situações do seu ponto de vista, é bom conversar com as pessoas e saber o lado delas, acredito que isso faz a pessoa crescer, faz o artista crescer também.

bottom of page